segunda-feira, janeiro 05, 2009

Bússolas, Dados, Manuais de Instruções, Bulas de Remédio e Afins

A felicidade é uma das coisas mais fáceis e mais difíceis de se alcançar. É um pedaço de pão, é o início, o fim, um chão, um filho, uma folga, um sonho. Podemos percorrer um caminho longo ou curto. Podemos levar a vida inteira ou só um segundo. Ela não depende de ninguém, senão de nós.
Muitas vezes por medo ou comodidade depositamos esse ônus na conta de alguém. Talvez isso seja mais fácil. Culpar alguém porque não fizemos nosso trabalho. Passamos a bola. Se for gol, o mérito é nosso; se chutarmos para fora, o erro é do outro. A dificuldade está em nos apropriarmos de nossa vida, já que o placar desse jogo dependa da nossa escalação do time.
Esse parece ser um pensamento idiota, mas nem tanto. Viver de espera, de milagre, de acontecimentos excepcionais. Pode ser uma desculpa. E, no fim, de quem será a culpa? Da vida! Da sorte! Ou melhor, do azar! Nunca vi algo ser tão culpado. Acho que talvez só exista um único ser, entidade, depende do que você acredita, que seja mais culpado: Deus. Ainda bem que Deus é grande! Só que acho que até Ele se cansa. Até ele se apequena diante de tanta expectativa depositada sobre os ombros dele. Terá Deus ombros largos? Quem sabe. Só sei que se os tiver, também não devem suportar tanto. Não seria mais simples, então, cada um fazer a sua parte? Sim. Só que para fazermos isso precisamos nos individualizar, nos conhecermos, vivenciarmos a novidade, nos permitirmos. Decidirmos, dentre tantas opções, quais mais nos agradam. Escolhermos e percebermos o que, de tudo que existe, tem mais a ver conosco e como o modo de vida que desejamos ter.

Não nos esqueçamos, porém, do tópico inicial desse texto. A tal felicidade. Que tem a felicidade a ver sorte, azar, Deus, escolhas? Tem tudo a ver! Porque, bem ou mal, todas essas coisas são alguma espécie de subterfúgio de que nos utilizamos para não a encontrarmos. Precisamos nos conhecermos bem para sabermos qual o caminho mais adequado a tormamos. Eu não disse caminho mais difícil, mais fácil, mais longo ou curto. Disse mais adequado. O modo como faremos esse caminho também é atribuição nossa. Nada de jogar isso no colo de alguém.

Pode ser que eu esteja sendo muito dura ao defender esse ponto de vista, ou quem sabe, eu esteja me utilizando do "meu" conceito de felicidade. Pode ser que você tenha o seu, e esse seja muito melhor. O fato é que não existe receita de bolo ou manual de instruções. Muito menos bula de remédio onde constam as indicações e os efeitos adversos desse ou daquele modo. É, acho que já é hora de deixarmos de lado as bússolas e os dados, para nos utilizamos de armas mais poderosas: o sonho, a persistência e o desejo.

3 comentários:

Lenna disse...

Verdade. Tudo depende do que entendemos por felicidade. Eu pensava que felicidade era encontrar meu lugar no mundo, mas,putz, precisei também definir o que seria encontrar ou não meu lugar no mundo. Por bom tempo achei que era estar em harmonia, encontrar aquele espaço em que eu, sendo eu, ainda assim, estaria 'de bem' com o mundo. Daí, usei o que vc chama de manuais, bússolas, instruções. Descobri depois que eu estava me desviando de mim e, mesmo assim, nenhuma felicidade me veio. Então, pra mim, neste momento, felicidade é conseguir ser eu mesma, a cada momento, acreditando que o meu melhor vai me levar pro melhor. Espero não descobrir logo ali na frente que estou muito longe da verdade.
Beijos.
Luz!

robson disse...

sim verdade como tem ter de descobrir por si proprio seu caminha para se satistazer atal felicidade sim deixemos de lado as formulas tão bobas que hollywood e os meios nos jogam por todos esses anos so cabe a nos mesmo trçar nossos caminhos
adorei seu texto
p.s sim pensie na Amanda como uma mulher que sofre muito sae como aquela que no fim detudo acaba perdoando e se encanta com um tal anel ..ficam tao bonitos em mim lembras do teu texto sobre isso..rs mas tb gostei da siua intepretaçâo

robson disse...

sim verdade como temos que descobrirmos mesmo nossa vida para encontrarmos atal felicidade sim deixemos de lado as formulas tão bobas que hollywood e os meios nos jogam por todos esses anos so cabe a nos mesmo traçar nossos caminhos
adorei seu texto
p.s sim pensei na Amanda como uma mulher que sofre muito sabe como aquela que no fim detudo acaba perdoando e se encanta com um tal anel ..ficam tao bonitos em mim lembras do teu texto sobre isso..rs mas tb gostei da sua intepretaçâo