sábado, dezembro 06, 2008

Sacanagem, Tempero e Diversão

Desejo é a vontade de se possuir, ter, gozar. Anseio, cobiça, aspiração. Vontade de beber ou comer algo. Apetite. Apetite sexual. Tesão. Sentimento.

Na verdade o desejo faz parte do ser humano. Não sei isso também lhe parece, mas para mim, quando eu penso em desejo, penso como que em algo proibido. Um vontade reprimida. Sei, contudo, que essa minha percepção não condiz com o sentido literal do desejo, mas não consigo pensar diferente.

Sabemos que o desejo é um sentimento. Uma atitude mental. E tendo-se como ponto de partida esse conceito, sabemos que ele é algo necessário e natural. Necessário para lutemos pelos nossos objetivos, para que coloquemos nossos projetos em prática, não fiquemos apenas na vontade. Desejamos um emprego melhor, uma casa e um carro melhor, uma viagem, uma comida, uma bebida, uma música, uma dança, um encontro com pessoas queridas, dormir até não agüentar mais, mais dinnheiro, mais amor e saúde, mais felicidade, ter uma noite com o vizinho ou com a vizinha, morrer quando tudo dá errado, ser jovem para sempre e não morrer nunca. Agora uma coisa temos de combinar, que os melhores, aqueles que realmente dão uma gostinho especial às nossas vidas, costumam ser os desejos apenas pelo nosso prazer. Sejam conscientes, inconscientes ou reprimidos. Digamos que nossa existência ganha um lustro.

Gosto desses desejos intensos. Intensos como um café forte, uma dose de vodca, um beijo com volúpia, um abraço apertado que me tira o fôlego. Talvez sejam essas pequenas coisas que nos sinalizem que estamos mais vivos. Dão uma sacudida, levantam a poeira e dão o recado de que é maravilhoso estar vivo. Até porque, sacanagem, tempero e diversão é uma coisa que todo muito deseja, ou desejou. E se diz que não, talvez seja porque ainda está inconsciente demais ou reprimido demais. Só precisa de um empurrãozinho e de uma oportunidade para se mostrar.

Nenhum comentário: